Translate

sábado, 30 de outubro de 2010

Volkswagen agita Salão de SP


No  
Estande da Marca no salão promete agenda com shows e eventos

A Volkswagen quer roubar a atenção de todas as formas no Salão de São Paulo, que vai até o dia 7 de novembro. Nem que seja com apelos que ultrapassam o universo dos automóveis. A marca programou uma série de shows em seu espaço no Anhembi. Pitty, Marcelo D2 e Roger Moreira, por exemplo, são algumas das apresentações confirmadas na Arena Volkswagen, montada ao lado do estande (confira abaixo a programação completa de shows).

Além disso, a Volks promete apresentações de comediantes de stand-up comedy. No estande, a programação também está agitada. Bailarinos e músicos fazem performances ao som de músicas de pop e rock internacional e interagem com uma SpaceFox que tem instrumentos de percurssão sob o capô e teclado no porta-malas. Além disso, universitários que recepcionam os visitantes fazem coreografias.

Ao mesmo tempo, a montadora colocou em seu estande um Espaço Kids, onde crianças entre 5 e 14 anos participam da oficina do projeto Costurando o Futuro, desenvolvido pela Fundação Volkswagen, que ensina a customizar fantasias de super-heróis.

Também há o Espaço Mulher, onde as visitantes podem esmaltar suas unhas com uma das cores aplicadas em carrocerias dos modelos Volkswagen. No ambiente, existe ainda um espaço onde o visitante pode acompanhar a criação de designs de carros em clay e a Kombiokê, uma Kombi que funciona como karaokê.

Agenda dos shows da Arena Volkswagen:

29/10 (sexta-feira): Marcelo D2

30/10 (sábado): Emmanuelle Araújo

31/10 (domingo): Pitty

1/11 (segunda-feira): Pitty

2/11 (terça-feira): Pitty

3/10 (quarta-feira): Roger Moreira

4/11 (quinta-feira): Roger Moreira

5/11 (sexta-feira): Roger Moreira

6/11 (sábado): Emmanuelle Araújo

7/11 (domingo): Emmanuelle Araújo









Salão de Curitiba abre as portas em novembro


Evento acontece entre 20 e 28 de novembro na capital do Paraná


A cidade de Curitiba recebe grandes marcas automotivas na 14ª edição do Salão do Automóvel, que acontece entre os dias 20 a 28 de novembro, no Expotrade Convention Center, em Pinhais. Ao todo, serão 200 veículos expostos no evento organizado pela JA Produções e Eventos em parceria com a Associação das Concessionárias Autorizadas de Veículos Importados do Paraná.

A expectativa dos organizadores é receber 60 mil visitantes, que irão conferir as novidades das marcas como GM, Mercedes-Benz, Chrysler, Smart, Volvo, Land Rover, Citroen, Peugeot, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Chery, Volkswagen, Mini, BMW, Kia, Suzuki, Fiat, Ford - todas já confirmadas para o evento.

Salão de Los Angeles já tem 20 estreias confirmadas

Salão de LA já tem 20 estreias confirmadas Motorshow abre suas portas dia 19 de novembro com diversas atrações

A medida que se aproxima o Salão de Los Angeles, as marcas vão começando a divulgar os modelos que estarão no motorshow. Até agora, a organização do evento norte-americano já contabilizou 20 estreias mundiais, muitas das quais já são conhecidas.

Entre elas estão o monovolume Nissan Quest, o Nissan Murano Cross Cabriolet Convertible Concept e uma sedã de nome Ellure. A Land Rover revelará o Range Rover Evoque de cinco portas, ao passo que a Saab vai mostrar seu crossover, o 9-4X. A Kia apresenta no Salão seu sedã Optima, primeiro híbrido da marca. Já a Volkswagen apresentará o renovado Eos. A Chrysler (Dodge e Jeep) anunciou que vai revelar vários projetos, dos quais se destaca o novo Chrysler 200.

Os estreantes em solo norte-americano são: Hyundai Elantra, Audi A7 Sportback, BMW X3, Porsche 911 Carrera GTS e 911 Speedster. A Lotus apresentará os cinco protótipos que estiveram no Salão de Paris; e a Fiat mostra seu "fun car" 500 desenhado para o mercado norte-americano. No Salão de Los Angeles ainda estarão presentes os protótipos Mazda Shinari; Jaguar C-X75; Kia POP; e Audi Quattro concept, entre outros que os construtores preferem manter em segredo.

Chrysler 200






Kia Pop





Mazda Shinari





Jaguar C-X75




Nissan Quest





VW Eos





Audi A7 Sportback





Porsche 911 Speedster



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ferrari inaugura parque temático

Ferrari inaugura parque temático
Emirados Árabes abriga mais de 20 atrações da marca italiana

A Ferrari abriu as portas de seu novo parque temático nos Emirados Árabes. O parque é o maior do mundo coberto por um telhado, com uma área coberta de 86 mil metros quadrados que abriga mais de 20 atrações incluindo a montanha russa mais rápida do mundo, que pode atingir até 240 km/h.

O parque foi inaugurado esta semana para apenas alguns jornalistas selecionados. Além da montanha russa, o visitante pode fazer um tour virtual pela fábrica de Maranello e uma segunda montanha russa onde os carrinhos são réplicas da Ferrari F430. Os ingressos custarão cerca de R$ 110.









Mercedes SLS leva prêmio na Europa

Mercedes SLS leva prêmio na Europa
Esportivo foi eleito o mais desejado pelo público

O superesportivo Mercedes SLS foi eleito o carro mais popular da Europa pelo Internet Auto Awards, a maior premiação da internet européia. O modelo venceu em duas categorias, a de esportivos e a geral. A Mercedes também levou o prêmio de monovolume mais popular, com o Classe R. O Internet Auto Awards está na nona edição e conta com a participação de mais de 230 mil internautas de sete países europeus para escolher entre 343 modelos vendidos no velho mundo. 

Toyota lança posto de carregamento solar


Inicialmente dez Toyota Prius Plug-in serão recarregados a partir de painéis solares


A Toyota lançou na França um posto de carregamento solar para automóveis híbridos elétricos plug-in. Resultado de uma parceria entre a casa japonesa e o Instituto Nacional de Energia Solar francês, este posto faz parte de um projeto de estudo sobre o fluxo de energia entre a energia solar, infra-estrutura e transportes. O posto fica na cidade de Chambéry, na França.

Inicialmente dez Toyota Prius Plug-in vão participar de testes com o posto de carregamento, onde serão carregadas as baterias dos PHEV com energia proveniente de painéis solares. Estes medem 1 m2 e podem gerar, anualmente, a energia necessária para fazer mover um PHEV durante 1.000 km em modo 100% elétrico. O objetivo final do estudo será é instalar estes paineis em habitações, e contribuir assim para uma mobilidade mais ecológica e para a difusão dos modelos elétricos.

Chrysler 200 terá versão conversível

Chrysler 200 terá versão conversível Modelo que chegará na Europa como Lancia substitui o Sebring no mercado americano

O recém-lançado Chrysler 200 já terá uma versão conversível exposta no Salão de Los Angeles. Destinado inicialmente ao mercado americano, o modelo será o substituto do Chrysler Sebring. Do ponto de vista estético, a fabricante americana deixou de lado as linhas antiquadas do Sebring para adotar o visual mais elegante e moderno do 200. O modelo tem desenho diferente da maioria dos carros da Chrysler e até chega a lembrar alguns modelos italianos, consequência da nova direção da Fiat.

Os motores previstos para os Estados Unidos serão de 4 cilindros de 2.4 litros e um V6 de 3.6 litros, ambos combinados com uma transmissão automática de seis velocidades. O Chrysler 200 Convertible deve estrear no mercado americano ao mesmo tempo que sua variante sedã, provavelmente já no início de 2011. A versão descapotada deve desembarcar na Europa até 2012. Por lá as variantes conversível e sedã serão vendidas pela marca italiana Lancia, com exceção na Irlanda e no Reino Unido.

Infiniti M35 Hybrid já de olho nos EUA

Infiniti M35 Hybrid já de olho nos EUA

O Infiniti M35 Hybrid, conhecido no Japão como Nissan Fuga, e que estreou no último Salão de Tóquio, em 2009, foi o primeiro Nissan a contar com a tecnologia híbrida totalmente desenvolvida pela marca. Sua estreia nos Estados Unidos acontece no Salão de Los Angeles de 2010, que abre as portas para o público entre os dias 19 e 28 de novembro próximo. Suas vendas, por sua vez, começam ainda no primeiro semestre de 2011.

Este veículo é um sedã de luxo que promete o máximo desempenho com seu motor V8, mas com um consumo de combustível comparável ao de um 4 cilindros. O motor utilizado é o premiado VQ 35, um V6 de 3.5 litros que entrega 302hp e 258 lb-ft de torque. Há ainda um motor elétrico montado sobre a transmissão, que produz 67hp e 199 lb-ft torque, pode entregar o número não negligenciável de 369hp e 457 lb-ft quando combinados.

O propulsor elétrico é alimentado por baterias de iões de lítio desenvolvidas inicialmente para o Nissan Leaf. Obviamente, neste caso são menores em tamanho e capacidade. O Infiniti M35 Hybrid promete consumo de 19 km/l, o que significa uma melhoria de 25% em comparação com o Infiniti M37.



PSA planeja novos produtos para China

PSA planeja novos produtos para China
Metropolis Concept deve originar linha exclusiva para chineses

A PSA pretende lançar uma linha de veículos premium na China, de acordo com o CEO da companhia, Gregoire Olivier. A união entre o grupo francês e a Changan Automobile Group tentará bater o domínio alemão da Volkswagen e BMW naquele mercado. O primeiro modelo deverá ser baseado no conceito Metropolis mostrado em abril no Salão de Shangai e criado pelo centro de estilo da Citroën da China.

A versão de produção deve ter linhas semelhantes às dos Citroëns produzidos na Europa e usará a plataforma do C6 e do Peugeot 407, recentemente substituída pela base utilizada no Peugeot 508 europeu. A PSA não divulgou as motorizações que serão usadas no modelo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mazda lança o motor mais eficiente do mundo

Mazda lança o motor mais eficiente do mundo
Tecnologia Sky usa motores de alta compressão e menos peso no carro


O compacto Mazda2 deverá ser o carro à gasolina mais eficiente do mundo. A afirmativa é da própria marca ao anunciar a utilização da tecnologia Sky, lançada ano passado no Salão de Tóquio, no pequeno hatch. A marca optou por trabalhar para a melhoria da eficiência dos motores de combustão interna à gasolina e diesel tradicionais, em vez de desenvolver novos conjuntos híbridos ou elétricos. A Sky prevê o uso de materiais mais leves, de modo a tornar desnecessário o emprego de motores muito potentes para mover os carros.

Em 2011, a Mazda disponibilizará no Japão o Mazda2 equipado com o motor Sky-G, concebido para trabalhar sob alta compressão, chegando a 14.0:1 - a maior em modelos de produção no mundo - que seria capaz de melhorar o consumo em até 15%, chegando fazer 30 km com um litro de gasolina. A marca também desenvolve um novo motor diesel de alta compressão, cuja economia deve superar os 20% em relação aos propulsores atuais da linha 2. Para completar, os motores serão acoplados a modernas transmissões manuais ou automáticas, também com eficiência aprimorada.

O Mazda2 compartilha plataforma com o novo Ford Fiesta, que é produzido no México. O modelo japonês deve ser lançado naquele país em 2011. A Mazda não divulgou se o modelo mexicano já contará com a tecnologia Sky.

Vorax, o novo esportivo brasileiro

Carro terá duas versões e custará R$ 700 mil

Rossin-Bertin Vorax Foto: Divulgação Rossin-Bertin Vorax
 
O sonho de fabricar um esportivo legitimamente brasileiro volta a tona no Salão. O empresário Natalino Bertin Jr., proprietário da importadora Platinuss, revelou o Rossin-Bertin Vorax, veículo que será produzido de forma artesanal no país.

O carro foi idealizado por Bertin e Fharys Rossin, ex-funcionário da GM responsável por vários projetos. Suas linhas agressivas e ousadas não devem nada para outros bólidos europeus da estirpe de Lamborghini e Ferrari.

O Vorax (pronuncia-se “Vôrax) será vendido nas versões cupê e conversível a partir de 700 mil reais. As pretensões de Bertin são bastante ousadas: o empresário planeja produzir 50 unidades a partir de 2012, volume que subirá para 300 unidades em cinco anos. A Platinuss também expõe os superesportivos Koenigsegg CCXR E100, Spyker C8 Aileron e Pagani Zonda R.

Mercedes SLS AMG GT3 no Salão de São Paulo 2010


Superesportivo alemão faz sua estreia no motorshow paulista

A Mercedes-Benz escolheu o Salão de São Paulo para mostrar pela primeira vez o novo SLS AMG GT3. O esportivo alemão recebeu pitura cromada especial e ficou ainda mais chamativo. A versão para as pistas do "asa de gaivota" alemão foi desenvolvida seguindo o regulamento da GT3, daí o porquê de seu nome.

O SLS AMG GT é equipado com o motor 6.3 V8 AMG. Este empurra a "flexa de prata" de zero a 100 km/h em apenas 3.8 segundos. Previsto para desembarcar no Brasil apenas no segundo semestre de 2011, o modelo já tem alguns interessados(possivelmente pilotos de corrida brasileiros). No entanto o preço do bólido ainda não foi divulgado.

Segundo Roberto Gasparetti, gerente de marketing da Mercedes, a expectativa é vender de cinco a dez unidades do modelo no próximo ano. Ainda segundo Gasparetti, o Brasil é um dos maiores mercados em vendas do esportivo SLS. Só este ano as expectativa de vendas foram superadas em três vezes.







Jaguar Land Rover de olho na China


Tata Motors, proprietária das marcas, quer
mais espaço no maior mercado do mundo

A Jaguar Land Rover está em conversações com um eventual parceiro para o mercado chinês, o mais aquecido da atualidade. O anúncio foi feito por Carl-Peter Forster, CEO da Tata, empresa indiana proprietária das tradicionais marcas inglesas. Durante um fórum em Xangai, Forster revelou que no entanto não existe nenhuma previsão para a conclusão dessas negociações.

O contato da Tata com a China é reflexo da necessidade da empresa indiana conseguir mais espaço no mercado chinês, assim como tem acontecido com marcas como a Volkswagen e a General Motors. Forster ainda garantiu que a Jaguar Land Rover irá produzir veículos híbridos no decorrer dos próximos anos.

Audi A2 elétrico roda 600 km com uma carga


Modelo alemão bateu o recorde mundial nesta especialidade


Numa iniciativa conjunta entre a Lekker Energie e a DBM Energy, um Audi A2 elétrico percorreu uma distância de 600 km na Europa com uma só carga e bateu o recorde mundial nesta especialidade. A bateria utilizada por este veículo experimental usa o Kolibri AlphaPolymer, um polímero desenvolvido pela DBM Energy que possui 97% de eficácia, podendo ser carregado em apenas seis minutos numa tomada de alta voltagem.

Mirko Hannemann, inventor desta tecnologia e condutor do modelo recordista, afirma que estas baterias serão mais baratas e eficientes do que as atuais, de iões de Lítio. Mais ainda, Hannemann garantiu que a sua empresa está pronta para produzir em massa as baterias com esta tecnologia, o que poderia revolucionar o segmento de elétricos.

Pagani Zonda R no Salão de São Paulo 2010


Superesportivo desbanca Bugatti Veyron como carro mais caro exposto no evento


O exclusivíssimo Pagani Zonda R tem tudo para ser uma das maiores atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, que já está aberto para o público. No mundo todo foram construídas apenas 10 unidades do modelo, que tem uma unidade (a sétima fabricada) destinada ao mercado brasileiro pela "bagatela" de R$ 10 milhões. Este é o segundo modelo da marca trazido ao Brasil pela Platinuss, importadora de outras marcas exclusivas como Spyker e Koenigsegg. No início do ano, um Zonda F foi comprado por um empresário paulista pelo valor de R$ 4 milhões.

Uma das particularidades da versão é o monobloco feito em Carbono-Titânio, material desenvolvido pela Pagani e que promete uma redução considerável de peso, além de aumento da resistência torcional do conjunto. O motor, conectado diretamente à estrutura do carro, é um V12 de 6.0 litros preparado pela Mercedes AMG que produz 750 cv e 72,4 kgfm de torque.




Fox e Gol com motor BlueMotion

Fox e Gol com motor BlueMotion Volkswagen promete economia de combustível de 10% e 8%, respectivamente

A Volkswagen quer dar continuidade à sua política sustentável. Tanto que acaba de anunciar para o próximo ano os lançamentos das versõs BlueMotion para o Fox 1.6 e o Gol 1.0. A unidade de força " ecologicamente correta " já é conhecida por equipar o Polo BlueMotion 1.6.

De acordo com a marca alemã, a versão BlueMotion do Fox chega a ser 10% mais econômica em termos de combustível. O modelo passou ainda por modificações na carroceria que reduzem a resistência aerodinâmica, um fator que influencia no consumo mesmo em velocidades moderadas. A relação final da transmissão também foi alongada, o que, segundo a Volks, diminui o gasto de combustível e de emissões, contribuindo para a diminuição do ruído interno e aumento do conforto de rodagem.

A Volks fala ainda em uma calibragem da unidade eletrônica de gerenciamento do motor, além da adoção dos "pneus verdes", que oferecem menor resistência ao rolamento.

Já o Gol 1.0 BlueMotion Technology possibilita uma redução de consumo e emissões da ordem de oito por cento. As alterações no modelo incluem a adoção de pneus com baixa resistência ao rolamento e mudança na calibragem da central eletrônica de gerenciamento do motor.

Suzuki Jimny made in Brasil em São Paulo 2010

São Paulo 2010: Suzuki Jimny made in Brasil
Jipe compacto será primeiro modelo da marca fabricado por aqui

A Suzuki anunciou no Salão do Automóvel de São Paulo que vai produzir um modelo no Brasil pela primeira vez em sua história. A partir de 2012 serão construídas 3 mil unidades anuais do jipe compacto Jimny. No entanto não foi divulgado se a fabricante irá construir uma nova fábrica, ou se vai aproveitar a unidade da Mitsubishi localizada em Catalão (GO), já que as duas marcas são importadas pelo mesmo grupo.

 Equipado com tração integral 4X4, o modelo custa atualmente R$ 54.990 por aqui. Com a produção nacional a tendência é que o preço diminua. O responsável por tirá-lo da inércia é o motor 1.3 16V de 85 cv de potência. Segundo a Suzuki, a escolha do pequeno off-road se deu pela ausência de concorrentes diretos no Brasil e por seu preço atarente. 







March tem promoção

March já em promoção Visitantes do Salão de São Paulo poderão concorrer a um exemplar do compacto

A Nissan já começou seu marketing em cima do March, compacto da marca que será vendido no Brasil a partir do ano que vem. A marca japonesa lança na abertura do Salão de São Paulo, no dia 27 de outubro, uma promoção que vai premiar o vencedor com o primeiro exemplar do hatch a desembarcar no país.

Para participar da promoção “O primeiro Nissan March do Brasil pode ser seu”, os visitantes do motorshow devem se cadastrar em um dos totens instalados no estande da Nissan no Anhembi e responder a pergunta: “ Qual é a montadora que vai lançar o primeiro japonês popular no Brasil? ”.

O March, também chamado de Micra em outros mercados, é uma espécie de carro global da Nissan e será importado do México. O compacto será equipado com o motor 1.6 16V flex da Renault-Nissan, com 104/108 cv de potência.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chery terá cinco novidades em 2011

Modelos QQ, Fulwin 2, S18, S18D e G5 são nova fase da marca

Fulwin 2 sedã e hatch
 
A Chery completou um ano no mercado brasileiro, e agora aponta para o próximo ano com suas apresentações no Salão. Satisfeita com o desempenho dos modelos Tiggo, Face e Cielo, a marca trás cinco novos modelos para o mercado nacional no ano que vem, na tentativa de expandir sua fatia de mercado além do 0,35% alcançado até aqui.
Chery QQ e S18
 
O primeiro a chegar será o QQ, prometido para março de 2011 com motor 1.1 a gasolina e já cotnando com direção hidráulica, freios ABS e airbag, entre outros. Em março também deve chegar o Fulwin2, compacto oferecido nas configurações sedã e hatch, embora este ainda não seja seu nome oficial. Segundo a Chery, será o primeiro chinês flex do mercado. A homologação já foi feira e o modelo contará com motor 1.5. de 118 cv. A marca espera oferecê-lo em suas 52 concessionárias (serão 72 até o fim do ano) já em março do ano que vem. O preço deverá ficar na faixa dos R$ 35 mil.
Fulwin 2 hatch
 
Outra aposta da chinesa é o S18, compacto que tem também uma versão fora de estrada urbana, a S18D. Com motor 1.3 de 4 cilindros e 83 cv, ambos contam com uma variedade de itens de série similares ao QQ e devem aparecer nas lojas da marca no ano que vem. Apontando para um segmento mais exigente, a marca trará o G5, um sedã que atuará acima do Cielo e deve chegar ao mercado no fim de 2011.
Chery S18D
 
A Chery também aproveitou para falar do projeto da fábrica que será construída em Jacareí (SP), que entra em operação até 2013. Será uma unidade modular, criada para produzir grandes volumes, e contará com o apoio de um centro de pesquisa e desenvolvimento também no Brasil. Este último servirá como base para o desenvolvimento de projetos na matriz chinesa. Para 2011, a expectativa da marca é alcançar 36 mil unidades vendidas.
G5